Photobucket

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SÃO PAULO - Subiu para nove o número de vítimas fatais no desabamento do teto da Igreja Renascer


SÃO PAULO - Subiu para nove o número de vítimas fatais no desabamento do teto da Igreja Renascer da Avenida Lins de Vasconcelos, 1.120, no bairro do Cambuci, às 18h56m deste domingo. O acidente aconteceu durante intervalo entre cultos, cinco minutos após a fala transmitida dos EUA por satélite da bispa Sonia Hernandes, fundadora do templo. Há mais de 100 feridos, segundo lista divulgada pela assessoria da Renascer, que foram atendidos em 17 hospitais de São Paulo. Os bombeiros continuam vasculhando os escombros às procura de mais vítimas. A família de um homem de 40 anos informou às 22 h deste domingo que ele está desaparecido e poderia estar no templo. Segundo os parentes, ele não foi localizado nos hospitais.
(Fotos da tragédia e do resgate de vítimas)
O trabalho de procura de vítimas foi realizado por toda a madrugada e continua. Os bombeiros vasculham os ferros retorcidos da estrutura que desabou e os escombros. Quarenta homens chegaram nesta manhã para reforçar as buscas, além de cinco cães farejadores. A estrutura metálica, que caiu sobre os fieis, só poderá ser retirada após o trabalho dos bombeiros ser encerrado. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pede que os motoristas evitem a região.
Oito imóveis ao lado da igreja foram interditados. As paredes laterais da Renascer ainda correm risco de desabamento, segundo a Defesa Civil.
A bispa Sonia Ernandes e o apóstolo Estevam Hernandes divulgaram nota lamentando o acidente , que consideraram uma fatalidade. Eles se disseram em luto pelas vítimas fatais e acreditam que há um propósito para o acidente.
As causas do desabamento serão apuradas em inquérito aberto na 1ª Delegacia Seccional . Um fiel, que não quis se identificar, disse que parte do teto da igreja já havia desabado na semana passada, mas foi reparado para que os cultos pudessem continuar.
Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas fatais, até agora, são mulheres. Uma mulher ainda não foi identificada. A secretaria de Segurança Pública divulgou a lista oficial das vítimas fatais: Acir Alves da Silva, 80 anos; Dalva Ferreira de Oliveira, 71 anos; Gabriela Lacerda Nascimento Uchoa de Brito, 15 anos; Maria Amélia de Almeida, 62 anos; Maria Elizier dos Santos Nicolau, 52 anos; Silvia Gomes Moreira, 51 anos; Maria de Lourdes da Silva, 67 anos e Luiza da Silva, 62 anos.
O corpo da vítima sem identificação permanece no local. . Ela pode ser do Rio de Janeiro e teria vindo assistir um culto na capital.
O número de feridos na tragédia passa de 100, muitos em estado grave, com fraturas e lesões neurológicas. Alguns tiveram membros amputados. Eles foram levados para 17 hospitais: Hospital Cruz Azul, PS Tatuapé, Hospital Ipiranga, Hospital São Camilo, Santa Casa de Misericórdia, PS São Paulo, Hospital das Clínicas, Hospital Sabóia, Servidor Público Estadual, Hospital Sírio Libanês, Hospital Santa Helena, Hospital Paulistano, Beneficência Portuguesa, Hospital Bandeirante, Hospital Glória, Hospital Santa Cruz e PS Vergueiro. A primeira lista com nomes de feridos só foi divulgada à meia-noite de domingo.
" O teto começou a cair como se fosse pedras de dominó. Consegui sair porque estava próxima da saída "
Os bombeiros chegaram ao local pouco depois do desabamento e os primeiros-socorros aconteceram ainda na calçada em frente ao templo.
Fieis relataram o cenário de horror logo após o desabamento
Segundo o tenente Miguel Jodas, porta-voz do Corpo de Bombeiros, entre 400 a 500 pessoas estavam no templo na hora do desabamento. A Igreja Renascer havia informado que apenas 60 pessoas estavam no local. Quatro cães farejadores foram levados para ajudar nas buscas.
Vento forte e estrondo precedeu desabamento
Testemunhas contam que um vento muito forte soprou no interior da igreja e chegou a ser confundido com um problema no equipamento de ar-condicionado. Logo em seguida, houve um estrondo, como a explosão de uma bomba, e o teto foi abaixo, provocando pânico e correria entre as pessoas.
- Senti um vento forte. Alguns segundos depois, veio uma poeira e o teto desabou - contou o químico Elias Silveira, que canta no coral da Igreja e participou do culto das 17h.
Sem ferimentos, Silveira relatou que ainda tentou socorrer os outros cinco colegas do coral, mas só encontrou três deles.
A primeira parte do teto a cair foi a que fica sobre o altar. Na sequência, foi abaixo o centro da igreja até ruir toda a estrutura. O pé direito do templo chega a 10 metros de altura.
- Foi a visão do inferno - disse a gerente comercial Vanessa Cardoso
Presidente da igreja diz que última reforma foi há 3 anos
O bispo, Geraldo Tenuta Filho, presidente da Renascer, conhecido como "bispo Gê", afirmou que a documentação do imóvel estava em ordem, com autorização de funcionamento expedida pelo Contru em 2008. Segundo ele, a última reforma foi feita há três anos, mas houve apenas pintura da fachada, sem alterações na estrutura do prédio.
O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab estiveram no local.
- Uma ruína completa. Caiu tudo e ainda há chance de desabamento - disse o governador.

Nenhum comentário: